fbpx

Como aumentar o tráfego e fazer com que o Google encontre meu e-commerce?

O Google é o motor de busca mais popular do mundo, afinal, todos já se depararam com a plataforma pelo menos uma vez na vida. Para a maioria dos usuários da internet, “dar um Google” é um hábito tão comum que já virou rotina.

Com toda essa visibilidade e poder, a ferramenta também se tornou muito importante para empresas e negócios, que por sua vez, estão migrando para o digital a fim de suprir as demandas do novo perfil de consumidor. Fazer com que o Google encontre seu e-commerce  irá consequentemente aumentar seu tráfego, possibilitando um maior número de vendas.

Mas afinal, como fazer sua loja virtual ser encontrada pelo Google?

Existem algumas maneiras de responder essa pergunta, e para saber quais são, continue conosco em nosso guia básico!

Entenda como funciona o Google

O funcionamento dessa ferramenta começa com o processo definido pelo termo “crawling” que nada mais é do que o rastreamento de novas páginas que são constantemente adicionadas à internet. Para facilitar esse trajeto, você pode enviar um arquivo chamado sitemap do seu e-commerce— falaremos dele mais à frente.

Quando encontradas, as páginas começam a ser indexadas pelo Google, que se esforça em analisar todo conteúdo e catalogar os assuntos do site. Dessa forma, ele classifica o material de acordo com sua qualidade, considerando diversas características, como a usabilidade, configuração e contexto do conteúdo disponibilizado.

Quando uma página é considerada relevante em um determinado assunto pelo Google, ela pode ser ranqueada como um dos primeiros resultados a aparecer quando uma pesquisa sobre esse assunto for feita.

Como ter um bom posicionamento no Google pode aumentar o tráfego do meu e-commerce?

Pesquisas feitas pelo Search Engine Journal indicam que 60% dos cliques em uma página de busca se direcionam para os três primeiros links a aparecer, ou seja, quanto melhor sua posição no Google, mais chances terá de receber uma visita em sua loja online, o que significa: aumento de tráfego!

É importante lembrar que aumentar o tráfego do seu e-commerce não fará necessariamente com que você venda mais. Além de gerar um bom volume de visitas, você precisa verificar se está trazendo as pessoas certas, que irão converter na sua loja online. Analisar se você está gerando tráfego qualificado é essencial para aumentar sua taxa de conversão e alavancar as vendas do seu negócio.

Por onde começar?

Primeiramente, devemos entender que não existe somente um método para o Google indexar seu e-commerce nas primeiras páginas de pesquisa. Dito isto, selecionamos algumas estratégias que irão ajudar sua loja a se destacar:

1. Cadastre o sitemap.xml no Google Search Console

Existe um arquivo chamado sitemap, nele, você esclarece o funcionamento do seu e-commerce, sua estrutura, atualizações e principais páginas. É possível cadastrar esse arquivo no Google, em formato XML, através do Google Search Console (GSC). Ao fazer isso, você entrega organizadamente todas as páginas do seu e-commerce e facilita o processo de rastreamento e indexação.

Mesmo sendo bastante eficaz e indicado, existem muitos sites que ainda não utilizam esse método, seja por não possuir um arquivo sitemap.xml, ou por não fazer o cadastro no GSC.

2. Solicite a indexação de suas páginas

Caso você queira que uma URL seja indexada mais rapidamente pelo Google, é preciso ir no GSC e clicar em Inspeção de URL. Após inserir a URL desejada, você verá se a página em questão está indexada ou não, e caso não esteja, você pode solicitar a indexação. Esse método é interessante principalmente para que suas páginas menos acessadas também sejam encontradas pelo Google.

3. Preze pela qualidade e otimização da sua loja online

A indexação da sua loja virtual pode se tornar mais fácil se a programação por trás dele estiver bem feita. Portanto, é muito importante certificar que o código seja organizado, seguindo a estrutura W3C (World Wide Web Consortium), e para isso, você deve checar se o desenvolvedor do seu e-commerce teve preocupação em otimizar e deixar o código limpo.

É importante também buscar sempre o equilíbrio entre o visual e a funcionalidade. Uma loja virtual cheia de animações pode ser linda, porém se ela não for ágil, de nada vai adiantar. Faça uma revisão geral em seu e-commerce, veja se é possível diminuir o tamanho das imagens e verifique se existem plugins ou outras aplicações que estão deixando ele pesado.

Com isso, sua loja online será lida com mais agilidade e eficácia pelo Google, além de melhorar a experiência dos usuários que a acessarem, elevando sua qualidade.

4. Crie conteúdos de qualidade que gerem valor

O desenvolvimento de conteúdos de qualidade também é muito benéfico para aumentar a autoridade do seu e-commerce e consequentemente da sua marca. Como já falamos acima, o Google analisa todo o material disponibilizado por você e os classifica, portanto, gerar conteúdo relevante em sua loja virtual através do blog, é uma excelente forma de ganhar reconhecimento e aumentar as chances de aparecer entre os primeiros links em um resultado de busca.

Além de auxiliar no posicionamento do Google, o Marketing de Conteúdo também pode te ajudar a qualificar seu tráfego, pois com essa estratégia você consegue atrair as pessoas que possuem interesse em seus produtos ou serviços.

Para isso, é necessário que seus conteúdos estejam alinhados à persona da sua marca, de forma que resolvam suas dores e problemas, como também façam o visitante avançar na jornada de compra, fazendo com que ele seja guiado até o momento de decidir comprar com você.

Esses conteúdos podem ter diversos formatos, como artigos, vídeos, e-books e outros, o mais importante é que eles entreguem algo que o potencial cliente busque e precise. Ensinando e entregando conteúdo que seja interessante a ele, você também ganha mais autoridade no assunto e tem chance de se tornar top of mind, ou seja, a primeira marca que ele vai lembrar quando pensar no seu produto ou serviço.

5. Mantenha atualizações constantes em seu e-commerce

Um dos principais fatores que fazem seu e-commerce ser encontrado pelo Google é mantê-lo atualizado. Crie uma rotina de testes, avalie se há links quebrados nas páginas, verifique se a experiência do usuário está fluída e tenha constância na criação de conteúdos e atualizações. Isso ajudará a manter o padrão de qualidade da sua loja online sempre elevado.

Também é válido criar um calendário editorial para unir as atualizações com a criação de conteúdo e trabalhar bem todas as postagens, mantendo uma frequência.

Invista e faça um bom trabalho de SEO

Depois de realizar as boas práticas da ferramenta, podemos enfim fazer com que o Google encontre o seu e-commerce. Para isso é ideal utilizar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que por sua vez, servem especialmente para potencializar e melhorar o posicionamento do site nos resultados de busca.

Nessa estratégia temos duas variantes: SEO on-page e SEO off-page.

O que é SEO on-page?

Essa vertente do SEO está relacionada com tudo que é visível na sua loja virtual, principalmente com o conteúdo disponibilizado. Para acertar nessa estratégia, é importante fazer uma pesquisa de palavras-chave sobre o seu negócio e também sobre o assunto que você irá abordar em determinados textos do blog.

Feito isso, você saberá quando utilizar essas palavras-chave em títulos, descrições, cabeçalhos e textos de maneira eficaz. Essa etapa é bastante importante, pois quando uma pesquisa é feita no Google, sempre usamos algumas palavras-chave, e quando as mesmas são encontradas respectivamente no seu conteúdo, é mais fácil ele se tornar um resultado para a busca.

O que é SEO off-page?

Enquanto isso, o off-page é um conjunto de estratégias que estão fora da sua loja online, mas que ajudam a aumentar a relevância da mesma. Por exemplo, o uso de link building, isto é, uma construção de redes de link que direciona para o seu e-commerce, como menções em outros sites e blogs.

Uma boa maneira de criar um link building no seu e-commerce é por meio de parcerias. Criar conteúdo em colaboração com outros negócios, para que eles possam indicar seu produto ou serviço dentro do blog ou site deles, ou até mesmo escrever um conteúdo como convidado em outro blog.

Como você pôde perceber, existem diversas estratégias que podem ser aplicadas para otimizar o posicionamento da sua loja online e fazer o Google encontrá-la. Elas vão desde aspectos estruturais do site,  até fatores externos, ligados ao funcionamento do Google em si. Por isso, aplique, teste e analise o valor que cada uma pode agregar ao seu negócio!

Fale com um de nossos especialistas e comece a escalar seu e-commerce e aumentar o faturamento de sua empresa!