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9 minutos de leitura

Remarketing x Retargeting: como aplicar ambos em seu e-commerce para vender mais

  • anselmobueno
  • Author
    anselmobueno
  • Published
    22 de outubro de 2020

As estratégias de remarketing e retargeting podem trazer muitos benefícios ao seu negócio. Se forem bem feitas, você pode voltar a impactar pessoas que já passaram pelo seu site, aumentando assim sua taxa de conversão e consequentemente seu faturamento.

Se você quer vender mais em seu e-commerce, continue conosco e confira!

Primeiramente, vamos conhecer melhor cada um deles

Por serem estratégias bastante similares, a maioria das pessoas acabam confundindo as duas. Porém, é muito importante saber o objetivo de cada uma delas, caso contrário, você pode acabar prejudicando seus resultados.

Remarketing

É uma estratégia para engajar pessoas que já são leads ou clientes da sua empresa, pessoas que estejam interessadas na sua marca, por exemplo:

Você está navegando em um e-commerce, encontrou um produto que gostou e adicionou ele ao carrinho, porém na hora de finalizar a compra, você acabou saindo do site. Em 2, 3 dias você acaba recebendo um email da própria loja convidando-o a finalizar a compra daquele determinado produto. Isso é remarketing!

Mas, qual o objetivo do remarketing?

Em resumo, aumentar a conversão, logo, as vendas. Segundo o Google Adwords, cerca de 97% dos visitantes de um e-commerce acabam não convertendo na primeira visita, número bastante alto, não é mesmo? Por conta disso, é necessário reengajar essas pessoas interessadas em seus produtos para que posteriormente elas efetuem a compra, e é aí que o remarketing brilha.

Retargeting

Já o retargeting é voltado para pessoas que já interagiram com a sua marca de alguma forma, seja em seu próprio site, no google ou nas redes sociais, por exemplo:

Você está em busca de um produto específico, procura ele no Google e entra em diversos sites para analisar preços e outras informações, porém não adiciona ele em nenhum carrinho. Após um tempo, você começa a ver anúncios desse mesmo produto em diversos locais, tanto em outros sites, quanto nas redes sociais. É assim que funciona o retargeting!

Mas como isso acontece? E por que utilizar o retargeting?

Ao acessar determinado site/página de um produto, o próprio site instala um cookie no navegador, e com isso consegue coletar os dados de navegação do usuário para encontrá-lo depois. Com isso, as ferramentas do Google Ads e Facebook Ads sabem qual anuncio mostrar para esse usuário, com base no comportamento e nos dados de navegação dele.

Essa estratégia permite realizar uma alta segmentação dos anúncios, aumentando assim sua efetividade.

Como utilizar essas estratégias na prática?

E-mail Marketing: Uma das mais poderosas ferramentas é o e-mail marketing. Crie uma sequência de e-mails com foco no abandono de carrinho com um link para que o usuário possa facilmente finalizar a compra.

Rede de Display: Além do e-mail, é importante estruturar uma campanha dentro do Adwords, utilizando por exemplo, a Rede de Display e mostrando anúncios específicos para os clientes que abandonaram a compra ou que estão procurando determinado produto.

Rede de Pesquisa: Também é possível exibir anúncios na página de resultados do Google, aumentando a possibilidade de finalização do pedido, além de aumentar a percepção da marca.

Facebook Ads: Utilize também o Facebook Ads para impactar novamente esses clientes no Facebook e Instagram com anúncios de compra na plataforma.

estratégias

Cuidado! Não confunda as estratégias

Vimos que a estratégia de remarketing tem foco em engajar pessoas que já são leads ou clientes, utilizando técnicas para diminuir a porcentagem de abandono de carrinho. Já o retargeting é utilizado para potencializar a segmentação dos anúncios, aumentando sua efetividade.

Sendo assim, devemos tomar cuidado para não criar táticas com as estratégias erradas, por exemplo:

Não faz sentido enviar um e-mail marketing de retomada de carrinho para alguém que sequer colocou um produto no carrinho, certo? Ou até mesmo, mostrar anúncios sobre um produto que a pessoa não se interessa.

Por isso, analise bem as duas estratégias e crie um plano eficaz que utilize os pontos positivos de ambas, aumentando sua taxa de conversão e consequentemente suas vendas!

 

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